Universo CIEJD na Internet
Informação europeia em língua portuguesa, para diferentes públicos em diferentes meios, para aproximar os cidadãos da União Europeia.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), inaugurado em março de 1995, tem como principal missão informar os cidadãos, respondendo às necessidades de públicos diversificados.
O CIEJD constitui um serviço de referência de informação, documentação, formação e animação na área dos assuntos europeus. Procura ainda estimular a participação de todos os cidadãos, em particular, jovens, na vida e na construção europeias, através da informação e do debate.
Para atingir os seus objetivos, o Centro Jacques Delors está presente em vários canais de comunicação, nomeadamente os acessíveis através da Internet.
Canais de comunicação em linha
O universo CIEJD na Internet inclui um Portal, uma Base de Dados Documental, duas páginas no Facebook, presença no Instagram, no Linkedin, no SlideShare e no Youtube.
Sítios Internet
Os sítios/portais na Internet são canais de comunicação estruturada, indexada, com calendário editorial, perfeitamente identificados com o detentor, que podem ou não ter subscritores. São constituídos por conteúdos, imagens e vídeos disponibilizados em permanência.
O CIEJD criou o seu primeiro sítio Internet com domínio próprio em 1996. O seu endereço era www.cijdelors.pt. Este sítio foi renovado em 2000 e, em 2001, passou a ter um boletim informativo eletrónico ou "newsletter" para divulgar as novidades aos subscritores registados.
Em 2005, o CIEJD criou e disponibilizou em linha um portal. O seu endereço era www.eurocid.pt. Constituído por canais temáticos, sempre sujeito a alterações e melhoramentos, esteve em linha durante mais de 10 anos. Com novas potencialidades, manteve as "newsletters" periódicas e temáticas com envios para cerca de 20 000 subscritores.
Portal Eurocid
Em 2019, respondendo à evolução e às grandes mudanças no mundo digital e também à cada vez maior integração no Serviço Público governamental, o CIEJD deu início à construção de um novo portal, sempre com o compromisso de servir de forma mais segura e apelativa os seus vários públicos. O seu endereço é https://eurocid.mne.gov.pt.
O Portal Eurocid constitui o maior ponto nacional de acesso do cidadão à informação europeia em língua portuguesa. Está estruturado por canais temáticos:
- ABC da UE
- Biblioteca
- Dossiês
- Oportunidades
- Sobre nós
Os utilizadores do Portal Eurocid têm ao seu dispor: notícias da União Europeia, atividades do CIEJD, eventos, efemérides, consultas públicas, documentos, conteúdos pedagógicos, concursos públicos, prémios, empregos, estágios, destacamentos, bolsas, candidaturas a apoios financeiros europeus ou nacionais e recebem, se inscritos, "newsletters" periódicas e "flashes" informativos.
Números: + de 1,23 milhões de páginas visualizadas; + de 660 mil sessões ou visitas (ano de 2021).
Infoeuropa
A Infoeuropa é o catálogo em linha da Biblioteca Jacques Delors, cujo endereço é https://infoeuropa.eurocid.pt/. Procura cobrir as necessidades de documentação no que respeita a assuntos europeus e, simultaneamente, dar a conhecer a produção bibliográfica nacional sobre a União Europeia.
Contém registos de todas as obras e documentos existentes na biblioteca, documentos em formato digital, incluindo o acervo da integração de Portugal à CEE.
Redes sociais digitais
As redes sociais digitais são plataformas facilitadoras de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que partilham entre elas, em tempo real, informações, imagens e vídeos. Esta informação instantânea, temporária e interativa é adequada aos interesses/objetivos do grupo a que se destina e partilha opiniões e informações. O CIEJD tem uma presença ativa em várias redes sociais.
Facebook
/CentrodeInformacaoEuropeiaJacquesDelors
A primeira publicação no Facebook aconteceu a 7 de janeiro de 2010. Divulgou a consulta pública relativa à Iniciativa de Cidadania Europeia (direito previsto no Tratado de Lisboa e que entrou em vigor em 2012).
Destinatários: Cidadãs e cidadãos (em geral) e multiplicadores de informação.
Objetivos: Comunicar informação europeia em língua portuguesa: notícias, eventos, oportunidades, assim como os projetos e iniciativas que o CIEJD integra.
Números: + de 33.000 gostos; + de 32.900 seguidores; + de 625.000 pessoas alcançadas (31 de dezembro de 2021).
/BibliotecaJacquesDelors
A página da Biblioteca Jacques Delors fez a sua primeira publicação a 15 de outubro de 2013, em homenagem a Jacques Delors, relembrando o seu livro "Mémoires" (lançado em Portugal, em 2004, nas instalações do CIEJD, Centro Cultural de Belém).
Destinatários: Investigadores, especialistas, estudantes e cidadãos.
Objetivos: Dar a conhecer a Biblioteca e os serviços disponíveis, divulgar obras, especialmente as novidades, e documentos relevantes sobre a União Europeia.
Números: 1.591 seguidores; 1.569 gostos (31 de dezembro de 2021).
Youtube
/CentrodeInformaçãoEuropeiaJacquesDelors
O primeiro vídeo publicado nesta rede foi «O Processo Spitzenkandidaten», a 14 de janeiro de 2019, integrado no dossiê que o portal Eurocid dedicou às Eleições Europeias desse ano.
Destinatários: Estudantes, docentes e cidadãos.
Objetivos: Carregamento e disponibilização de vídeos produzidos pelo CIEJD e de apoio ao Portal Eurocid; criação de coleções de vídeos (listas de reprodução) sobre assuntos europeus.
Números: + de 85 subscritores | + de 9 500 visualizações (31 de dezembro de 2021).
Linkedin
/company/centro-de-informacao-europeia-jacques-delors/
Em 2013, o CIEJD criou o seu perfil institucional no Linkedin. O objetivo foi promover as suas atividades junto desta rede social, proporcionando informação sobre as atividades e os projetos do Centro.
Destinatários: Cidadãos, empresas, administração pública nacional e europeia.
Objetivos: Permitir a criação das páginas afiliadas «Oportunidades de negócios na UE» e «Empregos e estágios na UE», direcionadas para públicos específicos.
Números: 2 861 seguidores (31 de dezembro de 2022).
-
Página afiliada «Oportunidades de negócio na UE»: https://www.linkedin.com/showcase/oportunidades-de-negocio-na-ue/
A primeira publicação foi sobre a apresentação dos resultados nacionais da edição 2016 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, a 8 de setembro de 2017.
Destinatários: Empresas, empresários e empreendedores e outros atores económicos.
Objetivos: Divulgar oportunidades que as instituições da União Europeia proporcionam, tais como prémios, candidaturas, fundos, eventos, parcerias e projetos de sucesso.
Números: 5 564 seguidores; 178 835 impressões (31 de dezembro de 2022) -
Página afiliada «Empregos e estágios na UE»:
https://www.linkedin.com/showcase/empregos-e-estágios-na-ue/
A primeira publicação centrou-se na divulgação dos estágios "Blue Book" da Comissão Europeia, a 13 de janeiro de 2021.
Destinatários: Estudantes, trabalhadores/as e desempregados/as à procura de uma experiência profissional ou de complemento curricular europeia.
Objetivos: Divulgar e informar sobre oportunidades de empregos e estágios em instituições e agências europeias.
Números: 23 057 seguidores; 869 555 impressões (31 de dezembro de 2022)
Instagram
/centrojacquesdelors
Em 2020 o CIEJD construiu o seu espaço no Instagram, tendo em conta que esta rede é hoje uma das mais utilizadas em Portugal e no mundo, principalmente pela população mais jovem. A sua primeira publicação aconteceu a 9 de maio de 2020, como forma de comemorar o Dia da Europa.
Destinatários: Cidadãos e público mais jovem.
Objetivos: Promover a informação europeia, tais como oportunidades de emprego, estágios, apoios financeiros, agenda europeia bem como alguns projetos que contam com a participação ativa do CIEJD, nomeadamente a Iniciativa de Cidadania Europeia, junto das camadas mais jovens da população.
Números: + de 940 seguidores (31 de dezembro de 2021).
SlideShare
/pt.slideshare.net/CIEJDCentroJacquesDe
A primeira publicação no SlideShare ocorreu em 9 de outubro de 2020, divulgando um recurso pedagógico lúdico correspondente a uma Sopa de letras relacionada com a temática da Iniciativa de Cidadania Europeia (direito previsto no Tratado de Lisboa e que entrou em vigor em 2012).
Destinatários: Cidadãos, multiplicadores e jovens.
Objetivos: Partilhar conteúdos pedagógicos e formativos sobre os temas mais relevantes da União Europeia.
Números: 39 conteúdos | 11 449 visualizações (31 de dezembro de 2021).
Atualizado em 12-04-2021