Cidadania Europeia

Os direitos dos Cidadãos da UE
Ver PDF
Quais são os valores da UE?
Publicado dia
16 de Março 2021

Parlamento Europeu (1:00 min)
Todos os países da UE partilham determinados valores fundamentais, que formam a base de uma sociedade livre. A UE defende estes valores partilhados para assegurar a inclusão, a tolerância, a justiça e a solidariedade.

Cronologia: Os direitos das mulheres na UE
Publicado dia
16 de Março 2021

Parlamento Europeu (2:56 min)
8 de março é o dia Internacional da Mulher! Durante décadas, o Parlamento Europeu lutou pelos direitos das mulheres. Da igualdade de remuneração à proteção contra a violência doméstica, os deputados do Parlamento Europeu estão a trabalhar para manter as mulheres no centro das políticas europeias.

História: Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (4:30 min)
Dignidade, igualdade e solidariedade são valores que os europeus tomam por garantidos, mas só em 2000 foram integrados na legislação comunitária. Pervenche Berès (Parlamento Europeu) e António Vitorino (Comissão Europeia) participaram na redação da Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

Direitos de cidadania na UE
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (1:42 min)
Há coisas na vida que são sobrevalorizadas. A cidadania europeia não é uma delas. Ser um cidadão da União Europeia implica mais do que uma abertura das fronteiras. Os cidadãos da UE podem construir a sua vida noutro país da UE. Os cidadãos da UE têm direitos enquanto estudantes, trabalhadores, candidatos a emprego e pensionistas em qualquer Estado-Membro. Têm até a possibilidade de constituir família no seu país de adoção.

Turismo em quarentena
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (1:41 min)
Sol, mar, areia... só falta uma coisa: turistas. Após semanas de confinamento, os europeus estão a dar os primeiros passos débeis para se regressar à normalidade...

O Mercado Único Europeu
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (1:03 min)
O Mercado Único Europeu assegura que os produtos, serviços e pessoas podem deslocar-se livremente na UE. Foi criado para assegurar que os consumidores da UE têm acesso a uma escolha mais variada de produtos e serviços a preços competitivos.

5 direitos quando compra on-line
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (1:00 min)
Quando compra on-line na UE, está protegido por uma série de direitos do consumidor, e pode comprar a partir de qualquer país da UE.

Liberdade de Circulação de Trabalhadores
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (0:44 min)
Liberdade de circulação, um dos princípios fundadores da UE, dá às pessoas o direito de viver e trabalhar em qualquer local na UE.

Os seus direitos enquanto viaja na Europa
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (1:09 min)
Alguma vez teve uma viagem atrasada ou cancelada? Saiba mais acerca dos seus direitos de passageiro da UE quando viaja na Europa. Pode ter direito a qualquer coisa, desde bebidas a uma indemnização. Passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida usufruem de direitos adicionais.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença
Publicado dia
21 de Maio 2020

Comissão Europeia (0:27 min)
A importância do Cartão Europeu de Seguro de Doença quando viaja para os países da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça.

O teu primeiro emprego EURES
Publicado dia
21 de Maio 2020

Comissão Europeia (0:59 min)
O Teu primeiro Emprego EURES - É mais fácil trabalhar na Europa.
Três jovens partilham a sua experiência no âmbito desta iniciativa.

Quem cobra os impostos e porquê
Publicado dia
21 de Maio 2020

Parlamento Europeu (4:55 min) 
O papel das autoridades fiscais em cada Estado-Membro e como a receita tributária é convertida em investimentos e serviços públicos importantes aos níveis local e nacional, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.

Férias na UE
Publicado dia
21 de Maio 2020

Conselho da União Europeia (1:00 min)
Conselhos para os/as cidadãos/ãs da UE que escolhem um dos Estados-Membros para fazerem férias.

Equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal
Publicado dia
21 de Maio 2020

Conselho da União Europeia (0:42 min)
Com o objetivo de combater a sub-representação das mulheres no mercado de trabalho e incentivar uma partilha mais equitativa das responsabilidades pelos cuidados entre mulheres e homens, a UE está a debater novas regras sobre a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar dos progenitores e cuidadores.

Uma Nova Narrativa para a Europa - documentário
Publicado dia
21 de Maio 2020

Representação da Comissão Europeia em Portugal (20:57 min)
Documentário que evidencia a importância da União Europeia ouvir os seus cidadãos.
Uma Nova Narrativa para a Europa - o objetivo é continuar a contar a história da Europa, com a participação dos cidadãos, aproximando-a das novas gerações.

 

O papel das mulheres na construção europeia
Publicado dia
09 de Junho 2020

Parlamento Europeu (2:05min)
As mulheres desempenham um papel fundamental na construção e evolução da Europa. Neste vídeo, o Parlamento Europeu explora os papéis de oito mulheres extraordinárias na criação da Europa que conhecemos hoje.

Controle os seus dados
Publicado dia
09 de Junho 2020

Conselho da União Europeia (0:51 min)
Graças ao RGPD, a nova lei da UE sobre privacidade dos dados, pode controlar as informações a seu respeito.

O primeiro casal Erasmus
Publicado dia
09 de Junho 2020

Parlamento Europeu (1:55 min)
Pascal passou um ano na Irlanda nos anos 80, participando num dos primeiros intercâmbios de estudantes Erasmus. Esta oportunidade moldou a sua vida: experimentou outro país e cultura, aprofundou os estudos e até conheceu a futura esposa!